A Atlética
A Associação Atlética Acadêmica Lupe Cotrim, ou simplesmente ECAtlética, foi fundada em 1971, em conjunto com o Centro Acadêmico. Tornou-se independente somente em 1990, pautada na essência de incentivar e desenvolver o esporte e a vivência universitária dentro da ECA-USP. Corresponde aos cursos de Audiovisual, Artes Visuais, Artes Cênicas, Música, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Turismo, Educomunicação, Biblioteconomia, Jornalismo e Editoração, aos cursos de pós-graduação e, mais recentemente, à extensão da Escola de Arte Dramática.
Na ECAtlética, todos são bem-vindos para participar do esporte aurirroxo, independentemente de experiência ou conhecimento da modalidade: basta ter vontade! Atualmente, administra 16 modalidades, com 20 times no total — entre femininos e masculinos — e acumula histórias em grandes campeonatos do país: é bicampeã nos Jogos Universitários de Comunicação e Artes (JUCA) — 2007 e 2010 — e no BIFE, jogos universitários de faculdades da Universidade de São Paulo — 2002 e 2013.
No social, a entidade organiza diversos eventos, dentre eles: a FestECA, tradicionalmente conhecida dentro do meio universitário paulistano, a Abril pros Bixos, direcionada à recepção dos calouros e a Outubro ou Nada, ao final do ano com um conceito diferenciado e inovador. Além disso, realiza diversas festas em conjunto com outras faculdades dentro e fora da Cidade Universitária, como a anual FAUECA, em conjunto com a Atlética FAU USP.
Sua missão hoje em dia é fazer com que suas cores amarela e roxa possam encantar cada vez mais ecanos, a fim de dar continuidade ao universo esportivo dentro da faculdade!
Gestão 2020/2021
A 32ª gestão da ECAtlética, nomeada Colisões, tem como propósito dar continuidade à memória e legado da nossa querida entidade: criar histórias, laços e promover a realização do esporte universitário da melhor forma possível, abrangendo os alunos dos 11 cursos de nossa faculdade.
Apesar de formada em tempos difíceis mundialmente, trabalha para manter viva a vivência esportiva e social, além de prestar o acolhimento estudantil mesmo que virtualmente.