O Esporte Aurirroxo

Por mais de três décadas de história, a ECAtlética tem representado os alunos dos 11 cursos da ECA-USP, além dos cursos de pós-graduação e, mais recentemente, da extensão da Escola de Arte Dramática.

Até o momento, conta com 20 times, compostos por 16 modalidades diferentes, além de marcar presença em dois jogos universitários, sendo duplamente bicampeã. Além disso, a ECAtlética é co-fundadora da Liga Atlética Acadêmica de Comunicação e Artes (LAACA) e da Liga Organizadora do BIFE (LOBIFE), participando ativamente da construção e desenvolvimento do esporte universitário em São Paulo.

Diretoria

O núcleo esportivo é composto por quatro cargos distintos: a Diretoria Geral de Esportes (DGE), responsável pelas relações externas com as Ligas, as Comissões Organizadoras dos inters e a realização dos campeonatos ecanos; a Diretoria Geral de Modalidades (DGM), responsável por acompanhar, reconhecer e superar os possíveis problemas internos dos times; a Diretoria Financeira Esportiva, um braço da tesouraria, responsável por empregar parte do dinheiro da entidade em ações de auxílio financeiro ou material às equipes; e os Diretores de Modalidade (DM), atletas que se voluntariam a representar e colaborar com a dinâmica interna de cada time, recebendo as contribuições financeiras de cada membro para a contratação da comissão técnica e administrando o desenvolvimento interno do time em parceria com a DGE e a DGM.

Inters

BIFE

Organizado de forma independente por dez Atléticas da USP, o BIFE, realizado primeiramente entre Biologia, IME, FAU e ECA, atualmente conta com diversos outros institutos, reunindo a comunidade uspiana no segundo semestre do ano através do esporte universitário.

Torcida da ECA no BIFE 2019— Foto: ECAtlética
Handebol feminino no JUCA 2019

JUCA

Organizado pela LAACA — a Liga Atlética Acadêmica de Comunicação e Artes — os Jogos Universitários de Comunicação e Artes reúnem as maiores faculdades paulistanas do ramo para competir em quatro dias de muito esporte, festa e integração atleticana.

Campeonatos

BICHUSP

Organizado pela LAAUSP, o BICHUSP é um campeonato feito só para os bixos. Ele acontece nos finais de semana do mês de março, no CEPE, e envolve as principais modalidades esportivas universitárias. Qualquer time da USP pode participar, basta ter bixos empolgados em praticar algum esporte e veteranos animados em torcer pelos seus calouros.

BichUSP 2020 — Basquete Feminino
Final Vôlei Copa USP 2014 FAU x ECA

Copa USP

A Copa USP, organizada pela LAAUSP, é a primeira grande batalha entre os times uspianos, agora juntando calouros e veteranos. A disputa das modalidades coletivas é dividida entre as séries azul e laranja, contando também com a disputa de modalidades individuais.

Jogos da Liga

O Jogos da Liga é um campeonato realizado pela LAAUSP (Liga Atlética Acadêmica da Universidade de São Paulo) no segundo semestre do ano. Participam 24 Atléticas sendo todas elas da Universidade de São Paulo. O campeonato não possui divisão em séries, diferentemente da Copa USP, permitindo maior aleatoriedade entre os times que irão se enfrentar.

Jogos da Liga 2014 — Atletismo
Finais do Vôlei no 1º Turno 2019 — Foto: Fotojump/NDU
Finais do Vôlei no 1º Turno 2019 — Foto: Fotojump/NDU

NDU

O Novo Desporto Universitário começou no ano de 2010, reunindo grandes lideranças de representação do desporto universitário de São Paulo com o objetivo de construir um novo modelo de entidade esportiva para o segmento universitário. Atualmente é a maior competição desportiva do brasil, com mais de 50 atléticas filiadas participando das atividades.

Internos

InterECA

"Na teoria, o InterECA é um campeonato de futsal entre ecanos e ecanas, que fazem seleções, criam nomes e organizam torcidas para passar o dia jogando bola com e contra amigos. Mas, qualquer um que já tenha participado, mesmo que na torcida, sabe que a verdadeira graça do Intereca está além das quatro linhas. É mais um daqueles momentos em que cada um se sente um pouco mais ecano e muito mais apaixonado por tudo que isso representa. É diferente do JUCA, porque não tem rivalidade – até tomar um chapéu é divertido – e é diferente de uma FestECA porque combina cerveja e integração tradicional das festas com o esporte."

Bia Souza
Diretora Geral de Esportes
Gestão 2009/2010

Futmalas no InterECA 2019
SEMTEMA 2019

SEMTEMA

O Semestral Encontro de Mesas-Tenistas Ecanos com Menos Agilidade reúne os novos talentos e as estrelas ecanas que se enfrentam em partidas disputadíssimas de um dos esportes que mais nos traz medalhas no JUCA: o Tênis de Mesa.

O SEMTEMA é conhecido por revelar talentos — muitos ecanos que nunca pegaram numa raquete se arriscam e acabam se descobrindo atletas aurirroxos!

Modalidades

Você, aluno (calouro ou veterano) de Audiovisual, Artes Visuais, Artes Cênicas, Música, Publicidade e Propaganda, Relações Públicas, Turismo, Educomunicação, Biblioteconomia, Jornalismo e Editoração da USP: venha fazer parte do esporte aurirroxo!

Logo escrito ECAtlética

Associação Atlética Acadêmica Lupe Cotrim ECA-USP — ECAtlética
Avenida Professor Lúcio Martins Rodrigues, 443, Bloco C
Cidade Universitária, 05508-020 - São Paulo (SP)
CNPJ/MF 04.582.905/0001-78